ULTRADESAFIO 80KM

ULTRA DESAFIO   ASCOM  2011
80KM

Aconteceu neste último Sábado dia 10.12.2011 em Macaé - Rio de Janeiro a 1ª edição do  Ultra Desafio ASCOM 2011 - 80 Kms correndo em montanhas realizada pela ASCOM (Associação de Corredores de Macaé).
A Ascom, reunida com a Secretaria de Esportes, Secretaria de Saúde, e alguns patrocinadores(Pousada A vilã,Zói Motos, Lava jato 3 amigos, Drogaria são marcos, Maguinho, Smart Tour dentre outro...), tiveram o prazer de realizar nossa primeira UltraMaratona, e como não poderiamos fazer algo simples, fomos para o extremo: Percorrer 80km na região serrana.
Um percurso de extremas dificuldades, além da distância(80km), trechos de estrada, trilhas dentro da mata, subidas, descidas, Tudo para dificultar ainda mais a vida do atleta.
 Diversos atletas reunidos.
A ascom montou esta ultra piloto, convidando 22 Ultramaratonistas (19 homens e 03 mulheres) experientes para encarar os desafios da região serrana.

Kit:
2 Camisas
Numero de Peito
1 Apito
 Poucos sabem dos detalhes, mas essa ultramaratona nasceu de uma brincadeira de fim de ano, o que era para ser uma simples corrida de fim de ano, gerou essa corrida, maravilhoes, e cheia de supresas.
Supresas essas que nos deixaram muito felizes, por conseguir realizar esse evento e saber que os atletas gostaram. E que ano que vem, estaremos todos novamente reunidos afim de completar mais uma vez esse desafio.

Foi utilizado para guiar os atletas fitas vermelhas fixadas em local de facil localização. Tanto nas estradas quanto na mata fechada.
Fim dos preparativos.
Dia anterior da corrida: Congresso técnico.
dia 09/12/2011
Os atletas começaram a chegar por volta de 12:00am. na pousada Riacho Doce (local onde seria dado a largada e também realizado o congresso técnico). Atletas vindo do Rio de Janeiro e São Paulo foram os primeiros a chegar. Além do Eleir que também chegou cedo. E o Atleta Carlos que é de Iguaba Grande. Foi por volta das 16 horas que um dos organizadores(além do Eleir) chegou (eu - Erick) cansado, pois já havia vindo do Frade, 17,7km de distancia do Sana, correndo e marcando o trecho faltante até o sana. Mas completado a missão, e chegando vivo na pousada, rs.
Aos poucos os atletas foram chegando, e por volta das 7 horas já haviam chegado uma boa parte dos atletas.
Quando foi 20:00 horas começamos os preparativos para o congresso técnico. Jantamos e ao final da janta começamos o congresso Técnico.
Para visualizar o congresso técnico(video) assista abaixo:
Atletas:

Maria da Penha
 Marcus Batista

Maria da Penha / Mario Coelho                      Jorge Cerqueira                            Vera Mota

Roseni Rangel

Aldenir dos Santos
Cristiano Marcelino
Carlos

Erick José
Eleir Andrade
Obs: Não tivemos acesso as fodos dos outros atletas, e nem todos estavam presentes no congresso técnico.
Fim do Congresso Técnico
Dia da Largada
10/12/2011
05:30am
Todos acordando, o dia ainda clareando, chuva e um mormaço! Aos poucos os atletas foram se preparando para o grande momento, as 6horas foi servido o café da manhã aos atletas, com bolo, pão, queijo, presundo, abacate, suco, café, dentre outros...
Os atletas foram se juntando à frente da pousada afim de fazer os ultimos preparativos para a largada.
A guarda Ambiental estava presente, como responsável da operação do Comandante Madison.
O atleta Zequinha realizou uma oração à Deus para que protegesse todos nós durante o percurso. após a oração todos se cumprementaram e a largada foi dada às 07 horas e 06 minutos. atraso este por conta de um corredor que chegou em cima da hora.
E ao som do apito foi dada a largada.
Na foto, Jorge - Marcelino - Carlos. Os 3 primeiros colocados.
Apesar do Jorge ser o primeiro colocado na prova, foram longos 80km de prova. Onde os atletas encararam diversas dificuldades.

Em um dos pontos de controle/apoio, a ascom disponibilizou àgua, guaravita, barra de cereal, amendoin, bananada.
Dentro da mata, os atletas sofreram com as dificuldades do percurso: Chuva, Lama, Subidas e descidas.
O Apoio da guarda Ambiental foi de grande importancia. Eles não so ajudaram dentro das trilhas mata a dentro. mas também colaboram com a hidratação aos atletas, fazendo um ponto de apoio móvel entre os atletas.
Esta foi uma das recompensas que os atletas ganharam ao percorrer os 58km. Neste ponto, altura de 600 metros acima do nivel do mar. Todo este vale, ainda tinha que ser percorrido afim de chegar a Glicerio. E escondido entre as nuvens, o Pico do Frade.
Pouco tenho a detalhar sobre o "evento" em sua forma após iniciado, pois eu(erick) fui um dos atletas, mas posso dizer que foi muito emocionante percorrer toda essa natureza, encarar essas dificuldades, agradeço muito aos amigos que estiveram ao meu lado: no primeiro momento Elielson e Nelson, e depois do segundo ponto de apoi: Marcus Batista e Elielson, nós fizemos toda a prova juntos e terminamos juntos. O mais importante desta prova foi a união e a amizade. Tenho certeza que encontrarei esses amigos novamente em outra ultra.
Os tão esperados trófeus.

Grandes Ultramaratonistas, campeões em qualquer lugar

Eleir, Marcelino, Batista, Vera, Jorge, Erick e Aprigio.

Essa galera deu uma força enorme aos atletas
A dupla: Vera e Roseni - A terceira colocada (Maria da Penha) teve que ir mais cedo.

Todos os atletas, foram campeões, independente de sua colocação. O importante foi completar o desafio, os 80km. Parabéns a todos os atletas, tivemos todos os 22 atletas, infelizmente um dos atletas desistiu no Km50, mas felizmente, ocorreu tudo bem.
Segue abaixo um vídeo feito pelo atleta campeão da prova: Jorge Cerqueira.
Agradecimentos:
Agradecemos primeiramente à Deus.
Agradecemos a todos os atletas por nos presentear com sua presença.
Agradecemos também aos patrocinadores, pessoas que apoiaram, A Guarda Ambiental, A pousada A Vilã - em especial ao Rogério, que nos deu um grande apoio.
As secretarias de Saude e Esporte, ao Pablo. R3. Atletas da Ascom que ficaram conosco todo o sabado, afim de ajudar.
Segue  abaixo a lista da colocação da prova:
Feminino:
Campeã - Vera Mota - Ascom Macaé
2º Lugar - Roseni Rangel - Campos
3ºLugar - Maria da Penha - Cabo Frio.